[Quadrinhos] Você precisa ler a maravilha de Chico Bento – Arvorada

Salve salve Nerds!

Eu só queria deixar claro que a cada ano as Graphics MSP me surpreendem mais ainda.

Arvorada01

Nós ficamos naquela expectativa do que o roteiro vai nos mostrar e sempre ficamos de boca aberta, querendo mais, e não foi diferente com Chico Bento – Arvorada. Aliás, esta é uma das HQs da coleção mais tocantes para mim, e para o Leo.

Desde a primeira graphic que saiu do Chico eu fiquei apaixonada. Os traços eram trazidos de forma simples, sem muitas falas e aquilo me fisgou. Foi algo extremamente lindo e pessoal pra mim. Em Arvorada, com desenho e roteiro de Orlandeli, apesar de termos mais falas, o jeito simples e bonito de contar a história foi magnífica e me pegou direto em um dos meus pontos fracos: a relação neto-avó. É pedir pra chorar de emoção, né?

Arvorada02Leo: Eu particularmente amo histórias entre avós e netos, dado minha história pessoal, e o jeito simples da roça que Orlandeli deu para o conto, como também para as ilustrações, mostra o quanto apaixonado ele ficou para falar sobre Arvorada. Tudo gira em torno da sabedoria da avó e como Chico lida com o Ipê-Amarelo.

Chico tem que enfrentar os medos de quando criança, sempre com ensinamentos e consolos que só avós sabem dar. Aquele relacionamento que vai além: sempre com um café fresco, um bolo recém-saído do forno e lindas palavras que você carrega pela vida inteira.

É incrível como nunca esquecemos o que as avós nos falam e com Chico foi a mesma coisa. Nós sentimos essa relação nas 100 páginas da HQ, é quase possível tocá-la, as cores para mim foram um show a parte, abusando nos tons de amarelo e em cores mais quentes, me trouxe aquela paz e tranquilidade de quando estamos na presença dessas figuras maravilhosas chamadas avós.

Leo: O interessante do conto é se colocar no lugar do Chico, vivenciar o que ele passou e trazer as histórias ‘de dormir’ da roça para ganhar forma na visão das personagens. E nada melhor do que ler esta HQ no mês de setembro, época de florada do ipê, para apreciar cada árvore daqui de Jundiaí, florida ou não, e se lembrar dos ensinamentos de nossas avós.

Orlandeli fez um trabalho fantástico, nos trazendo lembranças lindas da nossa infância e nos resgatando da nossa corrida vida adulta, para nos lembrar como eram bons aqueles momentos únicos. Chico Bento – Arvorada é uma HQ para guardar com todo amor e carinho no coração e reler sempre que pudermos.

Arvorada03

About the Author

Kell Luz

Kell (ou Raquel para as formalidades), 26 anos, analista de sistemas e aprendiz de desenvolvimento web. Tem como hobbie comer, dormir, comer e jogar muito video game (enquanto come algo). É Sonysta, mas no lugar mais quentinho do seu coração é também uma Nintendista nata. Ama todos os animais, mas prefere os gatinhos. :3

Deixe uma resposta