[Review] Reparos é uma das melhores HQ de 2017

Salve salve people!

Com um roteiro impecável e tocante (e cores lindas), Reparos emociona a cada página.

reparos06

Histórias pessoais sempre são as mais difíceis para se contar em um livro, imagina então adaptar para uma história em quadrinhos e manter a mesma qualidade da forma mais simples, com desenhos que representam a sua infância.

reparos01O autor mineiro Brão Barbosa apresenta a história de Eunice, uma tímida menina que adora invenções, está sempre perto dos amigos para construir coisas. Em um clima de cidade do interior, a diversão deles está nas pequenas coisas, como montar um foguete com ignição, andar de bicicleta e arrumar confusão.

Eles têm medo de um grandalhão senhor chamado Ravid, um homem de idade, barba longa e cara de poucos amigos que eles – os amigos – contam as mais macabras histórias a seu respeito, aquelas tais lendas urbanas que toda cidade tem.

No teste do foguete, Ravid acaba ficando com o objeto para pavor das crianças. Suas vidas irão se cruzar quando as crianças tentam resgatar o foguete em um plano infalível e acabam de cara com o senhor barbudo.

É neste momento que Eunice e Ravid irão descobrir diversas semelhanças entre si e a menina irá ficar surpresa em como o velho senhor tem muito a lhe ensinar.

Contar mais do que isso é entregar toda a história de amizade presente em Reparos por isso, nós vamos elogiar o trabalho da artista Mariane Gusmão em utilizar uma paleta de cores maravilhosa em tons vivos para mostrar a alegria das personagens, ou tons mais suaves para mostrar a aventura à noite ou na chuva.

Além de contar uma história maravilhosa, Brão Barbosa resolveu fazer referências à cultura nerd em cada página da HQ. São pôsteres na casa da árvores, nomes, pilotos de foguetes, mas é no quarto de Eunice o local mais recheado de easter eggs, tem até um pôster da banda The Son of Man, da HQ Jesus Rocks do próprio Brão. Aliás, nosso muito obrigado por colocar o logo do AN por ali.

reparos05

About the Author

Leo Luz

Jornalista, fotógrafo e admirador de cultura japonesa. Gosta de jogos, mas sua paixão são as HQs. E os livros. E filmes.

Deixe uma resposta