[Review] Sonic Mania é exemplo de como homenagear seu público

Salve nerds!

Falaremos sobre um ótimo presente que foi concebido especialmente para os fãs da Sega.

sonic02

Em clima de nostalgia pura: Sonic Mania. O novo jogo do ouriço mais carismático e amado no mundo gamer foi lançado em agosto para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Sonic Mania chegou como uma comemoração aos 25 anos do lançamento da primeira versão de Sonic The Hedgehog (1991) para Mega Drive. Apostando no fator nostalgia da era dos 16 bits, a diferença seria no polimento e nas animações dos sprites, que ficaram com uma ótima qualidade (similar ao que o Sega Saturn conseguia rodar em relação a jogos de plataforma em 2D).

A Sega deixou seu tesouro nas mãos dos estúdios HeadCannon e PagodaWest Games, junto com o responsável pelos ports de Sonic para celulares, Christian Whitehead. O resultado foi uma combinação artística com técnicas atuais, não perdendo absolutamente nada da essência que sempre respeitamos.

sonic03

O jogo é uma continuação direta de Sonic & Knuckles, preenchendo o ciclo da saga clássica. Tudo funciona da mesma maneira que estamos acostumados: correr, pular, juntar anéis para uma vida extra, power-ups (alguns novos por sinal), dois tipos de fases bônus tirados diretamente de Sonic 3 e Sonic CD.

A caça às esmeraldas com o objetivo de jogar com a versão “super” de cada personagem está de volta. Tails, Sonic e Knuckles são jogáveis desta primeira vez. Os efeitos sutis que emulam o visual na época do Mega Drive, a maior fluidez na jogabilidade e o excelente level design inspirado nas fases clássicas, compensam os pequenos defeitos em relação a repetição.

A maioria das fases do jogo é composta por cenários antigos refeitos, mas existem caminhos novos que quebram a mesmice, aumentando o fator replay. A trilha sonora composta por Tee Lopes (youtuber famoso por fazer versões repaginadas de trilhas de games) é de emocionar os fãs de longa data.

sonic04

Os temas das fases, ao mesmo tempo que não perderam as batidas antigas, também ficaram com um aspecto mais moderno. Aos mais nostálgicos, fica o desafio de não chorar logo na animação de introdução do game porque a viagem até sua infância será bem longa.

Leo Luz: Sonic faz parte da minha vida desde meus 7 anos com o clássico Master System 3. Joguei aquelas alucinadas fases do ouriço azul até o momento que o conversor entre TV-vídeo game quebrou (referência para os mais velhos aqui) e pude acompanhar outros jogos pelo Mega Drive de meu primo (Obrigado Primo!).

Toda essa história acima + ganhar Sonic Mania no dia do meu aniversário = chorar na abertura do jogo sentindo toda a nostalgia tomar conta de mim. A minha criança interior batia palmas de alegria enquanto eu passava fase por fase do game. Essa repaginada era o que faltava para trazer o verdadeiro Sonic à vida. E à infância de todos nós.

sonic05

About the Author

Gui Benicio

Gamer apaixonado pelos jogos de luta e por Kingdom Hearts. Um grande entusiasta do cinema, quadrinhos e animes em geral.

Deixe uma resposta